-
Arquitetos: Cynthia Silva, Estúdio Mineral
- Área: 24 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Bárbara Dutra, Jomar Bragança
-
Fabricantes: AutoDesk, Coral, Deca, Terratile, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em 2020, muitas incertezas e reflexões surgiram juntamente com o processo de isolamento social decorrente da pandemia. Mudamos nossos hábitos, e nossa rotina, na maioria das vezes, passou a ser toda dentro da nossa própria casa. Diante de um mundo tão caótico e instável, o projeto reflete a busca pelo sentimento do aconchego, da proteção e do calor humano. Recorremos ao lugar das nossas memórias mais primordiais para encontrar o acalento necessário.
O layout da cozinha tem como elemento de destaque a ilha, que, de certa forma, representa os arranjos sociais das cidades do interior de Minas Gerais, onde não era a sala a protagonista da casa, mas sim a cozinha, onde tudo acontecia ao redor do fogão à lenha. Essa ilha abriga todas as funções da cozinha, do armazenamento a cocção do alimento, além de ser uma generosa área de preparo. Com isso, decidiu-se alinhar a tradição com a contemporaneidade, para reforçar a ideia que ambas não são conceitos excludentes, mas que sim, podem estar lado a lado, ilustrado pelo fogão à lenha ao lado do cooktop por indução.
A Cozinha do Barista, de forma essencial, representa a sensação tão almejada no ato de estar junto ao calor do fogão à lenha, tomando um café passado na hora, acompanhado de um tabuleiro de pão de queijo recém saído do forno. Em outras palavras, o espaço trata do ato mais rotineiro do mineiro.